quinta-feira, 13 de abril de 2017

Ame uns aos outros









Ninguém tem mais amor pelos seus amigos do que aquele que dá a sua vida por eles. Vocês são meus amigos se fazem o que eu mando. João 15.13-14.
A medida do amor de Cristo pelos Seus amigos foi demonstrado pelo sacrifício antecipado na cruz, este foi o ápice do amor.
Jesus coloca um “limite mínimo” para amar verdadeiramente um amigo, ou seja, “dar a vida por ele”.
Amizade de Damão e Pítias (Mitologia Grega). 
Na mitologia grega, a lenda de Damão e Pítias simbolizam a confiança e a lealdade de uma verdadeira amizade. Por volta do século IV A.C, Pítias e seu amigo Damão, ambos seguidores do filósofo Pitágoras, viajaram a cidade de Siracusa (Silícia). Pítias foi então acusado de tramar contra o tirano Dionísio I  Como punição pelo crime foi condenado à pena capital.
Aceitando a sentença de morte, Pítia pediu ao soberano que lhe permitisse voltar para casa pela última vez com o fim de resolver negócios pendentes e dar adeus a sua família. Dionísio aceitou desde que o amigo Damão ficasse em fiança para cumprir sua sentença.
O tirano Dionísio estava convencido que Pítias nunca retornaria e no último dia do prazo dado a Pítias para estar de volta a Siracusa, o soberano estava pronto para fazer cumprir sua sentença. Quando o verdugo estava para executar Damão, Pítias retornou.
Desculpando-se pelo atraso, Pítias explicou que tudo se deveu ao ataque de piratas que capturaram seu barco durante a viagem de volta a Siracusa e o jogaram ao mar, tendo que nadar até a praia e tomar o rumo da cidade o mais rápido possível chegando ao último átimo antes da execução de seu amigo para salvá-lo. Dionísio, estupefato e surpreso com a lealdade de Pítias e a confiança inabalável de Damão, decide libertar ambos e mantê-los como conselheiros em sua corte.
Creio que a instrução bíblica não é que “saiamos morrendo literalmente por ai”.
 Devemos amar uns aos outros como Jesus nos amou, a ponto de dar a sua vida por nós. Há outras maneiras de praticar o amor sacrifical; ouvir, ajudar, encorajar, consolar, doar, etc. Pense em alguém em particular que precisa deste tipo de amor hoje.
Dê todo o amor que você puder, então tente dar um pouco mais.
Como é gostoso e confortável ser amigo de Cristo, contudo esta amizade não elimina a necessidade de obedecê-lo.
Ame uns aos outros.

Deus te abençoe
Pr. Luis Freitas

0 comentários:

Postar um comentário